Thursday, March 16, 2006

Paciência
Tenho andado muito calado... Apetece-me estar calado... Quando não se tem nada de novo a dizer é o melhor a fazer... Afinal estou perdido. Estou mesmo perdido.
Vou escrevendo... umas vezes com algum sentido... outras nem por isso.
Um caracol entrou na minha vida...e até estou a ser benevolente em não dizer um caranguejo... Explicando... Sabes o que é andar tão devagar tão devagar tão devagar que parece que não se sai do mesmo sítio? É assim que eu me sinto nesta relação com vida... Tenho que admitir que existem melhorias... Mas são tão ligeiras que mal se notam! E eu sempre fui apologista das grandes mudanças, das mudanças radicais. O marasmo desta vida está a perturbar o meu sentido de orientação. Hoje mesmo não me percebo. Será que isto me acontece porque me apaixonei?
Paciência é a palavra de ordem neste dias que correm... que raio de palavra, de qualidade para se invocar numa altura destas...! Apre! Não podia ser antes loucura? Paixão? Amor? Raiva? Algo que significasse e implicasse acção? Tinha que ser algo tão monótono como paciência? Se há qualidade que me irrita profundamente é esta... aquelas pessoas sofredoras que preferem esperar para ver do que agir, gritar e estrebuchar...deixam-me zangado e estupidamente confuso... É aquele tipo de coisas que diferencia os santos dos demónios...e eu sinceramente prefiro a segunda hipótese...
Nunca fui muito paciente. Sempre fui do tipo de querer tudo rapidamente, mas que também sabe esperar. Ter que esperar para ver, não participar, não lutar, não é mesmo comigo. Comigo ou é ou não é... E agora, 46 anos depois de ter vindo ao mundo, é que tenho que saber esperar? E que faço eu com toda a bagagem que fui acumulando ao longo deste tempo todo e que me ensinou a não esperar porque se desespera? Como ajo agora? Esqueço todos os velhos hábitos e procuro ser paciente? É que eu até tenho andado a tentar... E pareço uma avestruz a tentar dançar balet... É mesmo de morrer a rir! Quem está de fora a observar está mesmo a gozar o pratinho...
Na realidade estou a desgastar-me à velocidade da luz...Como mal, durmo mal, tenho pesadelos e sonhos absurdos, ando irritadiço, calado, muito pouco condescendente e mais uma série de coisas dignas de novela mexicana dobrada por brasileiros que nem português correcto sabem falar...Tanto estou eufórico como completamente em baixo, alegre/ triste, simpático/ antipático, tímido/ atrevido, brincalhão/ sério que nem abade em dia de missa... É uma montanha russa autêntica com loopings e parafusos num nunca mais acabar de voltas pois alguém se esqueceu onde era o botão de desligar... E já estou com vontade de vomitar pois não há estômago que aguente tanta reviravolta... e não tarda muito aproveito uma daquelas alturas em que estou de cabeça para baixo e desaperto o cinto de segurança que me prende ao assento e deixo-me cair...
O que me aborrece é que eu a adoro. Gosto muito dela. Caí que nem um patinho. Apaixonei-me loucamente. Simplesmente quero que isto não acabe nunca. Ficar com ela mesmo que seja aos bocadinhos, longe ou perto, isso é o que me interessa. E sempre que penso em mandar tudo às urtigas fico ainda pior do que uma série de 3 voltas ao quarteirão... Sou fisicamente e psicologicamente incapaz de o fazer...
Paciência...Dai-me paciência...
Juro que já não me entendo... Uma coisa eu sei... Vou lutar até ao fim. Quero lutar porque gosto muito dela e não a quero perder.
Perceber isto já é um exercício de paciência.

No comments: